domingo, 7 de setembro de 2014

Esta eleição pode ter acabado os partidos políticos

Hoje quero emitir uma opinião. Ainda antes dos resultados das eleições para que depois não me acusem de estar no choro de perdedor, no caso de perdemos, se bem que acho que isso não acontecerá.



Gostaria de começar dizendo que acho que estas eleições deixarão um estrago enorme na instituição “Partido Político”.
Este ano o que se viu na campanha eleitoral foi de enlouquecer qualquer eleitor, não somente o mais desavisado, como também o mais politizado. A confusão que os políticos fizeram com seus partidos nesta eleição, foi de endoidecer. Se viu de tudo, menos o fortalecimento da política brasileira, principalmente no que diz respeito a coligações, alianças e apoios para os candidatos de quase todos os partidos. Aquela máxima de que voto não cor, não tem idade, não tem sexo, não tem preconceito foi elevada ao cubo nestas eleições. Todo mundo apoiou todo mundo, todo mundo está recebendo apoio de todo mundo, qualquer voto é bem vindo não importa que voto seja este.

O que se vê são as alianças e coligações das mais esdrúxulas criando uma verdadeira turbulência na cabeça do eleitor que já não acredita em partidos no nosso país. Vi candidatos de extrema esquerda em campanha conjunta com outro de extrema direita, fazendo campanha e colocando placa de rua com foto e tudo, juntos.  Inimigos de ontem juntinhos hoje, Líderes partidários pedindo votos para candidatos de outros partidos, prefeitos de cidades pedindo voto para deputado de outros partidos, isso em detrimento dos candidatos de sua própria agremiação, vi pai e filho fazendo campanha como nos velhos tempos do coronelismo, um apoiando um candidato a governador e outro apoiando o governador da oposição, vi uma candidata a presidente que concorre por um partido, mas que se confessa publicamente pertencer a outro que na verdade nem existe.

Como querer que eleitor entenda? Como querer que o eleitor valorize e respeite o partido político, como querer que o eleitor veja este ou aquele partido como melhor ou pior que outro? Por isso ele, está igualando todos, por baixo.
O que se viu nesta eleição foi o fim, ou inicio do fim dos partidos políticos brasileiros e o culpado não é o eleitor. O eleitor está atônito com a falta de critério e credibilidade dos políticos em geral em suas alianças eleitorais. Não existe mais lado todos estão num lado só, se reagrupando a cada 2 anos ao sabor de cada eleição.

Ou fazemos uma reforma politica já, urgente, profunda e séria, ou os partidos políticos vão acabar no Brasil.

Nenhum comentário: